Resumo: Artigo 36191
A metodologia de projetos de trabalho: redes sociotécnicas e suas possibilidades na educação (5,4,6,67,63,76)
Débora Lisboa, CEFET/MG, BrazilPaulo Cezar Ventura, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 211 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 23 - Chair: Irlan von Linsingen
Abstract.
Numa perspectiva sócio interacionista, o ensino-aprendizagem é um processo de construção de conhecimento que provém da prática social. Considerando o caráter social da aprendizagem, discutido por Vygotsky, o aprendizado humano pressupõe e se dá pela colaboração em um processo no qual o indivíduo penetra na vida intelectual daqueles que o cercam. Nesta perspectiva o desenvolvimento não ocorre independente do contexto social, histórico e cultural. (vigotsky, 1984,1986 e 1991) O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido através da Metodologia de Projetos tem sido indicada como uma prática educativa que promove a aproximação entre a experiência escolar e extra-escolar evidenciando a interação social para a aprendizagem e o processo colaborativo de apropriação do conhecimento. Para Michel Huber (1999), a estruturação do conceito de projeto passa por Karl Marx e a importância da praxis sublinhada por este autor (formação pelo trabalho), pelos mentores da escola ativa alemã, como Kerchensteiner, pelo filósofo e psicólogo americano John Dewey, pelo educador francês Celestin Freinet, que desenvolveu a metodologia em nível experimental, e por seu discípulo Wiilian Kilpatrick, que a sistematizou. A metodologia de projetos pressupõe conceitos que permitem a construção coletiva de saberes, conhecimentos novos e a construção dos artefatos ou produtos. Neste sentido "projeto" seria uma ação negociada entre os membros de uma equipe e entre a rede de construção de conhecimento da qual ele faz parte, e esta ação se concretiza na realização de uma obra ou artefato. (VENTURA, 2002) Numa abordagem sociotécnica, um artefato é resultado de um processo de construção coletiva, em que participam atores humanos e não-humanos. A trajetória desenhada por eles, suas alianças e controvérsias desenham uma trama onde o social e o técnico atuam indissociavelmente. (LATOUR, 2000) Este trabalho será desenvolvido por uma investigação de cunho qualitativo, cujo objetivo é analisar os resultados do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio da Metodologia de Projetos no 1º período dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do CEFET/MG onde os alunos cursam uma disciplina de Introdução à Engenharia e desenvolvem projetos no Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte - LACTEA, usando uma Metodologia de projetos numa abordagem sociotécnica, participando da construção de um artefato tecnológico ou objeto técnico de forma coletiva. O processo é acompanhado por um professor orientador e os alunos preenchem uma avaliação semanal na forma de portfólio, registrados desde 2006, em blogs criados por eles. Esta prática busca promover associações entre conceitos e suas aplicações práticas no campo da ciência e da tecnologia no processo de desenvolvimento dos objetos e artefatos. A pesquisa envolve o estudo dessa metodologia a partir de descrições narrativas do que ocorre no LACTEA, as relações entre os grupos sociais externos ao laboratório tratando esses objetos e fatos como processos sociotécnicos, situando-os na esfera do pensamento da abordagem histórico-social do desenvolvimento. A análise do processo de ensino-aprendizagem tem como hipótese de que o tratamento do processo de ensino-aprendizagem através da metodologia de projetos possibilita a formação de uma rede sociotécnica e esta trama cria oportunidades de aprendizagem , evidenciando a importância das interações sociais para a aprendizagem; processo colaborativo de construção do conhecimento, valorizando o papel dos colegas e professores no desenvolvimento intelectual dos estudantes; e valorização da postura ativa dos estudantes, envolvendo o diálogo, o fazer e a consciência reflexiva.